A meditação guiada é uma prática que relaxa corpo e mente. Se você é uma pessoa que tem dificuldades de desacelerar e na hora de dormir começa a ter preocupações, angústias e medos sobre problemas que estão acontecendo e que poderão acontecer, a meditação guiada pode ser uma excelente resposta para transformar a sua vida!
Costumo dizer que a meditação guiada é um treinamento para a mente. Um treinamento que vai te ajudar a desenvolver as forças e habilidades que você necessita para resolver seus problemas. Há quem faça meditação guiada para dormir e muitas pessoas optam pela meditação guiada para ansiedade.
Leia também: Estresse e ansiedade: livre-se deste mal com técnicas de Qigong
Os benefícios existem de fato. Não é à toa que cientistas já associaram a prática da meditação aos efeitos positivos no cérebro. Um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience por pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA) de Londres, por exemplo, revelou que pessoas que meditam possuem um cérebro que processa as informações com maior facilidade e rapidez e são beneficiadas em relação à qualidade da memória, capacidade de concentração e atenção plena.
Pare e pense. Por que você acha que as universidades e a sociedade, em geral, têm buscado cada vez mais a meditação? Porque a meditação guiada possui um efeito surpreendente em nosso corpo, mente e rotina.
Da mesma forma que existem vários remédios para as mais variadas doenças que afligem o corpo, há vários tipos de meditação para cada problema específico da mente.
Se você quer saber mais sobre a meditação guiada e seus benefícios, saiba que este texto foi feito para você. Leia mais!
O que você precisa saber antes de iniciar a meditação guiada
Você já ouviu falar em Comitê da Mente? Quando você começa a praticar meditação, uma das primeiras coisas que você precisa entender é que a nossa mente tem muitas mentes.
A verdade é que você tem muitas ideias diferentes sobre como satisfazer suas fomes e encontrar o bem-estar, e muitos desejos diferentes baseados nessas ideias.
Essas ideias, portanto, se resumem a entendimentos diferentes sobre o que constitui a felicidade, onde ela pode ser encontrada e o que você é como pessoa: suas necessidades de tipos particulares de prazer e suas habilidades de providenciar esses prazeres. Cada desejo então age como uma semente de um sentimento particular de quem você é e do mundo no qual você vive.
Quando praticamos a Meditação Taoísta,colocamos nossa atenção abaixo do umbigo cerca de 3 cm (Dan Tian inferior), observando o nosso abdome se dilatar na inspiração e se contrair na expiração, naturalmente a nossa mente se tranquiliza.
Assim, treinamos a nossa atenção num primeiro plano e depois naturalmente observamos as imagens que vêm e vão na superfície da mente. Com o passar do tempo, aprendemos a não mais se identificar com as imagens que surgem na nossa mente, e não mais agir escravos destas imagens, pois agimos na nossa vida ancorados nessas imagens sem a devida consciência. Por esse motivo que a Meditação é libertadora.
Vantagens da meditação guiada em um mundo frenético
É possível encontrar paz em um mundo frenético e conturbado? Como evitar problemas decorrentes do desgaste emocional de estar disponível o tempo todo e exposto a diversos problemas que precisam ser resolvidos com urgência?
A meditação guiada é um caminho. Não importa se você busca meditação guiada para dormir, reduzir a ansiedade ou ter um momento de autocuidado. A resposta está na meditação.
Particularmente, eu faço isso há muitos anos e posso lhe garantir que esta prática me trouxe serenidade, paz e alegria.
Nossa mente é muito agitada e essa é sua natureza, pois não fomos educados de maneira correta a treinar a nossa mente.
Na cultura ocidental, principalmente, essa maravilhosa técnica não está inserida como uma necessidade ou como um instrumento para se atingir o objetivo de iluminar-se. Certas crenças limitantes fazem com que rejeitemos que existe muito mais do que um mundo completamente material e vários cientistas vêm comprovando, através da Física Quântica, que vivemos num mar de energia e a separação que percebemos existir, na verdade, faz parte de uma grande ilusão.
Essa verdade foi comprovada pelo grande yogue tibetano Milarepa que, após meditar no interior de uma caverna, deixou gravado na parede da mesma a forma da sua mão, ou seja ele penetrou a sua mão na parede da caverna.
Desafiando o que a nossa Física não consegue explicar ele simplesmente tinha uma crença de que a sua mão e a parede não estavam separados. Esse processo de despertar espiritual só foi possível através da Meditação, onde é possível ver o mundo sobre outra ótica.
Meditação guiada e o funil da exaustão
A professora Marie Asberg, do Instituto Karolinska em Estolcomo, é especialista em esgotamento. Ela utiliza o Funil da exaustão como pode acontecer a qualquer um de nós. O funil de exaustão é, justamente, uma analogia que explica como o estresse vai tomando conta da nossa vida. Imagine o estresse como um funil, ok?
O primeiro círculo do alto representa como estamos vivendo uma vida plena e equilibrada. Para a maioria de nós, devido à vida agitada, começamos a abrir mão de coisas importantes ao nosso equilíbrio e focar em determinadas atividades que julgamos ser mais prioridade.
Com o passar do tempo o funil vai se estreitando mais e mais. Abrimos mão das coisas que nos revigoram, pois julgamos ser “supérfluas” e fazemos mais e mais atividades estressantes que roubam nossa energia e não fazemos nada para repor-nos-íamos energia. Consequentemente, começamos a ter insônia, dores, culpa, falta de alegria até chegar em um estado de burnout ou depressão. E você não quer chegar nesses estados, certo? Confira algumas dicas para fugir desses problemas!
1.Reequilibre a sua vida
Liste as atividades revigorantes e estressantes que você faz em duas colunas distintas. Depois, procure quantificar o tempo que você gasta com cada uma delas. Se não conseguir listar atividades revigorantes, pense em coisas que você poderia realizar e quanto tempo pode se dedicar a elas, com o objetivo de equilibrar as duas colunas o máximo possível.
2. Reserve um tempo para meditar
Discipline-se a fazer todos os dias. Disponha de um diário para anotar suas experiências e seus avanços, crie expectativas positivas a respeito da técnica que você vai utilizar. Matricule-se em um curso de Meditação, treinar com um instrutor qualificado e outras pessoas que já praticam pode acelerar o processo em muitos meses e anos.
No começo, pode parecer difícil aquietar a mente, mas não desista. Esse é apenas o desafio inicial para uma vida equilibrada e cheia de luz, ok? Caso você tenha alguma dificuldade ou não queira começar sozinho (a), entre em contato comigo para que eu possa te ajudar!
3. Controle seus pensamentos
Por mais difícil que possa ser a sua vida, manter uma expectativa positiva, pode torná-la mais suave, assim sorria, treine no espelho pelo menos durante 8 minutos. “ Sorria para o seu coração”.
4. Lembre-se de respirar
Respire profundamente e solte pela boca, faça isso umas 36 vezes. Isso vai tornar seu sangue mais fluido e facilitar o funcionamento do seu coração, mesmo depois da meditação guiada!
5. Utilize as músicas ao seu favor
Nosso corpo é movido por sensações! Por isso, escute uma música que te alegre, motive e te empodere. Feche os olhos e visualize um lugar na natureza que você gostaria muito de estar. Veja-se pleno e feliz e repita “Eu sou suficiente “ umas 100 vezes. Depois me conte como você se sentiu após esse exercício, ok?
Para começar a praticar a meditação guiada
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é e quais são os benefícios da meditação guiada, que tal começar a praticar? Tenho uma lista de materiais que podem te ajudar nesta jornada pela busca do autoconhecimento. Clique aqui e confira
Espero que este conteúdo tenha te inspirado a iniciar uma prática de meditação saudável e transformadora na sua vida.
Se em algum momento, você tiver dúvidas sobre este processo, converse comigo. Será um prazer te auxiliar!