Qigong

Estresse e ansiedade: livre-se deste mal com técnicas de Qigong

Estresse e ansiedade estão prejudicando a sua vida? A técnica shaking que faz parte do Qigong pode te ajudar a relaxar e “sacudir” as energias negativas que geram estresse e traumas para bem longe.

O Qigong (pronuncia-se Tchee-Gun) é  uma combinação de exercícios chineses que melhoram o fluxo de energia pelo corpo. Resumidamente, são exercícios executados através de ajustes de posturas ou movimentos, respiração e atenção.

O Qigong modifica a energia do corpo promovendo bem-estar, relaxamento, vigor, alegria e empoderamento, tornando-se assim uma excelente ferramenta para combater o estresse e traumas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, neste artigo, elaborei dicas com base na minha própria experiência para te ajudar a entender como funciona esta técnica e como a prática  constante dos exercícios de Qigong Shaking pode mudar a sua vida. Leia mais!

Estresse e ansiedade x efeitos shaking qigong

O shaking é uma das práticas que eu ensino no Qigong. O Shaking, também é conhecido como Sacudir. O objetivo é sacudir a agitação do corpo, sem você ficar suado (a) e cansado (a) — em vez disso, você se sentirá relaxado (a) e energizado (a) após concluir uma única sessão deste exercício simples e antigo.

Particularmente, eu gosto de praticá-lo logo quando acordo e estou um pouco sonolento. Ou seja, meio grogue. Depois de 6 minutos, meu corpo e  minha mente despertam completamente e isso me dá um impulso instantâneo de energia, ajudando-me no meu despertar e trazer a minha atenção para realidade presente. 

Depois, vou realizar outras práticas como: meditação, Qigong ou autocura. Às vezes, realizo todas elas. Assim estou pronto para começar o dia, para me alimentar e seguir nos meus desafios do dia.

Qual a importância das técnicas de relaxamento para estresse e ansiedade?

As técnicas de relaxamento fazem toda a diferença na saúde e no bem-estar. Assim como a meditação para estresse tem efeitos poderosos. Mas, atenção: para  realmente conduzir o Qi, você precisa estar relaxado, tanto quanto possível. Uma das maneiras mais simples de relaxar em seu corpo é fazer alguma forma de Qigong. Quanto mais simples, melhor vai servir para o propósito de relaxamento.

O relaxamento do corpo é a coisa fundamental para cultivar qualquer coisa dentro de você.  Lembre-se que o  corpo é o vaso no qual a consciência se derramará, a sabedoria será alcançada, os sentimentos experimentados, os pensamentos pensados, a vida vivida etc. Mas se o seu corpo não estiver relaxado, você estará obstruindo o fluxo e a experiência. Eu tendo a fazê-lo diariamente.

Como fazer Shaking 

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do relaxamento, confira a seguir, o passo a passo da técnica de shaking.

  • Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros, os pés apoiados no chão, completamente, pontas dos dedos apontando para frente;
  • Certifique-se de que suas costas estejam retas, com o seu cóccix apontando  para a frente (quadril encaixado). Mantenha os braços relaxados ao lado do corpo;
  • Comece agitando  ou vibrando a partir do tornozelo e calcanhar, não tire o calcanhar ou os pés do chão. Inicie devagar e depois vá subindo essa vibração;  de maneira lenta enviando-a para as pernas, joelhos e coxas, quadril e vá subindo até o alto da cabeça;
  • Não se preocupe com os seus braços. Permaneça por pelo menos por 1 minuto colocando sua atenção nestas regiões acima citadas, depois sacuda seus ombros, relaxando e soltando e em seguida agite seus braços, mãos e dedos;
  • Lembre-se que  o impulso vem de baixo. Como você deseja afundar no chão, essa é a intenção, em contrapartida,  a reação será uma onda de energia oposta que volta para você. Assim como o pressionar de uma mola, você comprime a mola e depois solta, ela empurra novamente para o lado oposto. Então comece a perceber isso;
  • Não bata os calcanhares no chão, pois isso pode prejudicar a sua coluna. Isso só deve ser realizado quando orientado pelo instrutor;
  • Sacuda lentamente. Gradativamente, vá aumentando a velocidade  e intensidade. Sinta-se como se você estivesse congelando em um lago gelado;
  • Comece com 1 minuto e vá aumentando gradativamente até 6 minutos. Para iniciantes eu não recomendo mais do que isso, pois 20, 30, 60, 90, poderá desprender muitas incrustações energéticas em você, que poderão te levar a ter uma catarse sem necessidade;
  • Observe que, com o tempo, você conseguirá espalhar a  vibração por todo o corpo — o que fará com que o fluxo do Qi seja liberado de vários pontos onde ele está preso, assim o seu corpo relaxará;
  • Ao tremer, você começará a sentir as vibrações nos músculos e na pele. Você pode entrar em uma conexão mais profunda com partes do seu corpo, como pernas e braços. Depois  de um tempo, esse sentimento aumentará e se aprofundará nos tecidos mais profundos, como ossos, nervos e órgãos.

Dica extra: use a  vibração do corpo com um murmúrio 

Ao praticar Qigong, adicione um pouco desse som Hummm, MMMM e  esteja consciente disso. O som irá te ajudar  a encontrar o centro em seu cérebro. Você também pode abrir a sua boca e soltar um Ahhhhhhh. Esses sons irão também ativar glândulas e tecidos dentro de sua cabeça. Seja gentil e suave, lembre-se de como as crianças fazem isso. Bem, não exceda essa quantidade de volume de som ou movimento. Não faça proporcionalmente, faça como uma criança pequena. “Divirta-se”

Benefícios do Shaking no combate aos traumas físicos, emocionais, estresse e ansiedade

Todo exercício de Qigong exige uma entrega e muitas pessoas se perguntam sobre quais são as vantagens do shaking. Abaixo, listei 10 benefícios que podem te inspirar a iniciar esta prática. Confira: 

  • É uma técnica que  aquece todos os músculos, órgãos, articulações e fáscias do corpo;
  • A agitação de todo o corpo é uma excelente maneira de exercitar e desintoxicar todas as células do organismo;
  • Além de ser um aquecimento eficaz, fazer Shaking the Body pode fortalecer a medula óssea, fortalecer a coluna e apoiar os rins e as glândulas supra-renais;
  • Todos os órgãos e canais do corpo são aprimorados pela agitação do corpo;
  •  O fluxo linfático é aprimorado para que a parte que podemos de dizer suja (impurezas, toxinas) seja eliminada e sua função imunológica melhorada;
  • O fluxo sanguíneo aumenta e as secreções hormonais e, consequentemente, beneficiam a pele;
  • Saltar para cima e para baixo  ajusta o campo magnético, organizando-o e equilibrando-o;
  • A agitação pode fortalecer as células através da força extra rápida que cada agitação coloca nas células;
  • Este exercício  adiciona uma súbita dose de força extra gravitacional, criando a necessidade de todas as células se fortalecerem;
  • É uma prática que pode ajudar os tecidos flácidos a recuperar ou manter sua tonicidade.

Shaking: um convite ao cuidado do corpo

Profissionais como:  médicos cirurgiões, dentistas, terapeutas, fisioterapeutas, escritores, jornalistas que utilizam muito mãos, devem ficar atentos aos cuidados dos seus corpos, pois enfrentam rotinas de muito estresse e ansiedade.

Eu gosto de praticar este exercício simples antes de me sentar por longos períodos. A agitação do Shaking Qingong me dá energia e bem-estar. Ele solta tudo, especialmente braços e ombros. Os pulsos e braços,  tremem levemente, e a maneira como eu respiro,  traz oxigênio fresco ao meu cérebro e tecidos.

Quanto mais você puder fazer para adicionar para a sua vida energia, melhor para  a sua criatividade  e produtividade. Sem dúvidas, as ideias virão mais rápido, já que cérebro e coração serão beneficiados. Você está cultivando o jardim interno e cuidando do seu templo interior. 

Uma vez que você adquira o hábito de praticar diariamente o Shaking, eu recomendo que você adicione a meditação à sua rotina diária. Pessoas que utilizam a mente para criar e produzir conteúdo, ficam várias horas com grande concentração e normalmente  vão ficar com o seu corpo tenso e contraído, podem se beneficiar desta prática, proteger a mente e lidar melhor com os sintomas provocados pelo estresse e ansiedade.

Vamos para a prática?

Espero que este conteúdo tenha te inspirado a buscar uma vida plena e feliz, livrando-se dos traumas físicos e emocionais com a prática dos exercícios de Qigong como o Shaking. Se você tem dúvidas sobre a técnica ou quer saber mais sobre meditação, Qigong e bem-estar, saiba que estou à disposição para te ajudar a descobrir o que precisa de cura na sua vida e como essas técnicas podem te impulsionar a viver em uma vibração mais saudável.

Como você se sentiu após o exercício? Deixe seu depoimento nos comentários. Caso tenha qualquer dúvida, clique aqui e fale comigo!

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO

Facebook
Twitter
LinkedIn

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

CONFIRA TAMBÉM